Não há dúvidas a respeito dos benefícios que cuidar de um bichinho de estimação proporciona na vida de alguém, afinal, é muito amor, cuidado e companheirismo envolvido! Mas quando falamos sobre essas vantagens, é importante darmos destaque a uma descoberta recente: os pets podem contribuir e muito na saúde mental das pessoas.
Como os pets ajudam na saúde mental?
Um animal de estimação pode ser fonte de um grande suporte emocional, carinho, segurança e conforto. Estudos comprovam que acariciar ou brincar com um pet, principalmente cães e gatos, pode proporcionar a liberação de endorfina e promover as sensações de tranquilidade e felicidade.
Além disso, podemos citar outros benefícios como:
- Redução do estresse e da ansiedade;
- Melhora da autoestima e fortalecimento da autoconfiança;
- Redução da pressão sanguínea;
- Afastamento da solidão e melhora na interação social;
- Criação de uma rotina;
- Promoção de atividades físicas.
Os animais de estimação também podem fazer parte dos tratamentos psicoterápicos ou psiquiátricos, pois são excelente fonte de apoio emocional para quem sofre de condições como depressão, síndrome do pânico, TEA, TDAH, entre outros.
Agora que você sabe que a companhia de um pet, comprovadamente, faz um bem enorme para a sua saúde, é hora de ressaltar a importância dos cuidados, responsabilidades e comprometimento antes de adotar um animal de estimação. É fundamental cuidar do bem-estar do seu cão ou gato e fornecer a atenção, o amor, o ambiente adequado e, principalmente, os melhores cuidados médicos para que ele também tenha uma vida saudável e feliz. E é pensando nisso que reforçamos a importância de um Plano de Saúde Pet, com ele, vacinas obrigatórias, procedimentos clínicos e exames laboratoriais são coberturas que irão garantir os cuidados necessários em todas as fases da vida de seu pet. Você pode conhecer um pouco mais da importância de um plano para o seu animal de estimação clicando aqui.
Através do melhor cuidado com o seu pet, os benefícios serão enormes tanto para você quanto para ele!