Os acordos são sempre vistos com cuidado por parte da população pois eles devem ser analisados de maneira minuciosa para que haja mais conforto na vida de cada um. Quando há a aquisição de um seguro, as pessoas sempre buscam mais comodidade e tranquilidade, mas o principal é a proteção adequada para situações desagradáveis. Ou seja, o alívio do estresse com algum infortúnio. Por isso na Europa, existe o acordo de Shengen, que foi desenvolvido para acolher toda aquela região com mais segurança.
Esse acordo na verdade é um tratado que permite que todos os habitantes da região europeia possam circular livremente pelo continente sem o limite de fronteiras. Isso é vantagem pois elimina burocracias de deslocamento e também auxilia em casos de pessoas que precisam ser transportadas de um local para outro por motivos de saúde.
As apólices de seguro se beneficiam disso para traçar programas como de serviços de resgate, os quais promovem ao paciente que está em uma condição de saúde considerada grave a sua devida remoção do local em que foi afetado ou do hospital que ocupa para outra região.
Enquanto isso, algumas operadoras também oferecem um benefício para viagens, que foi criado com o intuito de fornecer assistência de emergência para que todos os contratantes tenham uma viagem confortável e primordialmente com o que há de melhor em auxílio para casos imprevistos que possam ocorrer.
Esse território demarcado pelo acordo de Schengen é composto por 26 países e conta com 22 dos 28 membros da União Europeia (Bulgária, Romênia, Chipre, Croácia, Irlanda e Grã-Bretanha não o integram), aos quais se somam outros quatro não membros (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).
O acordo também foi uma excelente alternativa estratégica para a prevenção de crimes, pois o fato de pertencer ao tratado faz parte de uma operação policial espalhada por toda essa região da Europa, que luta contra o crime organizado e também contra o terrorismo, que assola os países europeus diversas vezes ao logo dos anos. Assim, o controle de fronteira oferece segurança tanto nos quesitos de saúde como também em questões mais delicadas.