País registra alta nos acidentes fatais, e campanha do Maio Amarelo deste ano reforça a responsabilidade de todos na mobilidade.
A partir de 2014, o Brasil registrava uma tendência de queda nas mortes no trânsito. No entanto, essa curva se inverteu em 2020 e, desde então, os índices vêm crescendo ano após ano.
Em 2024, após quatro anos consecutivos de crescimento desses números, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que ocorreram 73.121 acidentes que resultaram em 84.489 feridos e 6.160 óbitos, o que significa que, neste período, 16 pessoas morreram no trânsito todos os dias.
Crianças e motociclistas são os mais afetados
Infelizmente, essas tragédias são a principal causa da interrupção precoce da vida, todos os anos, milhares de crianças e adolescentes perdem a vida no trânsito. A faixa etária de 0 a 14 anos está entre as mais vulneráveis, seja como ocupantes dos veículos ou como pedestres.
Outro grupo bastante afetado quando o assunto é acidente de trânsito são os motociclistas, fato que já é considerado um grave problema de saúde pública no país.
Estima-se que cerca de 33 motociclistas morrem por dia, número que pode estar relacionado ao aumento da frota de motos impulsionado pelo crescimento dos aplicativos de transporte e delivery.
Levantamento revela as maiores causas dos acidentes
De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), os principais fatores que levam a acidentes são o excesso de velocidade, o uso do celular ao volante, a ingestão de álcool antes de dirigir, o desrespeito à sinalização e a falta de manutenção adequada dos veículos.
Além disso, a ausência de políticas públicas eficazes de fiscalização e educação no trânsito contribui para o agravamento deste cenário.
Maio Amarelo ressalta a importância da direção consciente
Diante dessa realidade alarmante, o movimento Maio Amarelo busca promover a conscientização sobre a segurança no trânsito. A campanha, que acontece todos os anos no mês de maio, tem como objetivo envolver o poder público, empresas e sociedade civil em ações educativas que reforcem a importância de atitudes responsáveis na direção.
Em 2025, o tema da campanha é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A proposta é ampliar o olhar sobre a mobilidade, deixando de focar apenas na infraestrutura urbana para reconhecer que, acima de tudo, quem se desloca são pessoas.
Também, falar em mobilidade humana é reconhecer que pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros compartilham o mesmo espaço e têm direito à segurança.
Solução para a segurança do seu automóvel
Enquanto políticas públicas e ações educativas são fundamentais, também é importante que cada condutor faça sua parte, inclusive se protegendo contra imprevistos.
Nesse sentido, o seguro automóvel oferecido pela Prime Broker é uma solução pensada para quem deseja dirigir com tranquilidade, sabendo que, em caso de acidente, será auxiliado por uma equipe especializada e pronta para oferecer suporte completo.
Seja em colisões, furtos, roubos, danos a terceiros, peças com necessidade de reparo, incêndio, alagamento e diversas outras situações, a Prime Broker oferece coberturas que se adequam às necessidades de cada cliente, com atendimento ágil e transparente.
Faça sua cotação e garanta o melhor Seguro Automóvel do mercado!